PRIMEIROS LUGARES

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO: COMBATE A DENGUE: RESPONSABILIDADE DE TODOS.


ESTE PROJETO TRABALHEI COM A TURMA DO 3º ANO NO CESEM (CENTRO EDUCACIONAL SERRA E MAR) EM RIO DAS OSTRAS. A ESCOLA TODA NESTE PERÍODO PARTICIPOU DE PROJETOS DESTE PORTE. O APRENDIZADO FOI MUITO BOM.

Objetivo: Conscientizar alunos, professores e familiares de alunos, e assim, estes irão repassar as informações relevantes sobre o combate ao mosquito.

Atividade 1 - A partir da leitura sobre matéria em jornal sobre o combate a dengue, conversar com os alunos sondar o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber promovendo uma discussão sobre o tema para entender que a responsabilidade é de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc. Após a leitura do jornal e discussão do tema,
a turma irá para a para sala de informática e pesquisará sobre a dengue na internet, observando e registrando os seguintes aspectos:

·         Qual é o significado do termo "dengue" e o histórico da doença no Brasil, no mundo e no nosso município?
·         Qual é a forma de transmissão e o inseto responsável pela transmissão?
·         Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com dengue?
·         Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?

Atividade 2 - Confecção de cartaz com o tema:
COMBATE A DENGUE: RESPONSABILIDADE DE TODOS. Este cartaz ficará exposto na entrada da escola para que todos tenham acesso.

Atividade 3 - Confecção de uma armadilha para o mosquito Aedes aegypti.

Atividade 4 - Os alunos deverão elaborar com escrita espontânea um panfleto com o título "
COMBATE A DENGUE: RESPONSABILIDADE DE TODOS para entregar aos pais no horário da saída.

OBS: Este projeto poderá ser estendido por dois dias, devido a construção da armadilha.
MATERIAIS PARA A ARMADILHA:
  • 1 garrafa PET de 1,5 ou 2l;
  • 1 lixa para madeira nº 60,100 ou 120;
  • 10cm de microtule;
  • 5 grãos de arroz, alpiste amassado ou de ração;
  • fita isolante;
  • água limpa.
MODO DE PREPARO:
·         Corte a parte superior da PET para fazer um funil, a 5m da boca.
·         Corte cerca da 10cm da base da PET para fazer um copo.
·         Lixe a parte interna do funil para deixá-la bem áspera. Assim, a água subirá pelas linhas criadas com a lixa e aumentará a taxa de evaporação, o que atrai a fêmea do mosquito.
·         Coloque um pedacinho de microtule dobrado sobre a boca do funil, utilizando o "anel" do lacre da garrafa para prendê-lo. ATENÇÂO: não utilize tule comum (véu de noiva), porque os buracos são grandes e deixarão o mosquito escapar.
·         Coloque os grãos de arroz, alpiste ou ração dentro do copo.A fêmea só põe ovos onde identifica que há alimento para as larvas.
·         Coloque o funil sobre o copo e sele as duas partes com fita isolante.
·         Encha a armadilha com água limpa até cerca de 3cm da borda do funil. Complete a água, à medida que evapore.
·         Coloque a armadilha no quintal,à sombra.
·         A cada três dias, esvazie o copo num recipiente com cloro para matar as larvas e impedir que se transformem em mosquitos adultos. Verifique se a tela não está rasgada e encha novamente a armadilha com água.
·         O que acontecerá?
·         A fêmea colocará seus ovos na parede do funil. Com a água subindo pelas linhas que você criou ao lixar, os ovos descerão pelos buracos do microtule e ficarão presos no copo. Nele, você poderá observar a evolução das larvas do mosquito da dengue e a tela o manterá seguro, pois não permitirá que elas passem para a parte superior do copo.
·         Cuidado!! Se a tela estiver rasgada, em vez de uma armadilha será um criadouro. Verifique sempre a tela e troque-a quando danificada.
Importante: a "mosquiteca" foi inventada pelo profº Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com biólogos daFiocruz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário